quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Adaptação da Escrita

Com a inclusão digital e a necessidade de se comunicar, de expressar suas opiniões e emoções, a escrita sofreu notáveis mudanças nos meios digitais.
Graças as diversas ferramentas de comunicação que temos na internet, FACEBOOK, ORKUT, MSN, TWITTER, entre outros, podemos nos aproximar mais das pessoas, e a necessidade de humanizar essa aproximação é um dos fatores pelos quais temos variações de escrita nesse meio, como a comunicação é feita de forma dinâmica há a necessidade de se expressar sentimentos durante a conversa, para isso surgem novas formas de expressão, na maioria das vezes a escrita é feita de forma muito próxima da maneira como falamos as palavras, temos como exemplo as expressões: não (não), eh (é), axim (assim), entre outros. Há também as abreviações, utilizadas para agilizar a escrita e a conversa, temos como exemplo: vc (você), bj (beijo), tbm (também), etc.
Essas expressões, para uso na internet, são aceitáveis pois são compreendidas pelos usuários.
O que notamos é que seu uso está saindo do ambiente virtual e entrando em conflito com as normas gramaticais, não é difícil encontrar as famosas abreviações da internet, em cadernos de estudantes e muitas vezes até em avaliações e redações.
É preocupação de todos que os usuários dessa vertente da linguagem (na maioria das vezes, jovens) entendam que seu uso deve se estender somente ao meio virtual, para uma comunicação formal, para avaliações, devemos atentar para nossas normas gramaticais, que garantem o entendimento do texto.

Adaptado de: http://www.youtube.com/watch?v=c3y2prOTI6E&feature=related (Acesso em 08/11/2011) por Marília Schoeps

Nenhum comentário:

Postar um comentário